Narrativas premiadas: fotografias de família feitas em Curitiba conquistam o Fineart Award Collections
- Zé Américo

- 16 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de ago.
Tive a felicidade de ter duas coleções premiadas no primeiro concurso de narrativas visuais da FineArt Association, uma das principais associações de fotografia do Brasil. Essa conquista tem um sabor especial: é a primeira edição da categoria "NARRATIVAS", criada para valorizar o olhar do(a) fotógrafo(a) e sua capacidade de contar histórias através das imagens, onde o conjunto da obra é analisado como uma história visual completa, e não apenas pela força de uma imagem isolada como tradicionalmente é feito em diversas categorias.
A fotografia documental tem o poder de preservar memórias reais. E quando conseguimos contar uma história com início, meio e fim, em imagens sinceras, potentes e poéticas, que "conversam" umas com as outras, com ritmo, respiros e consistência, a narrativa ganha uma força que emociona e permanece. E com essas coleções premiadas, mostro que é possível contar lindas histórias através de fotografias simples (sem serem simplórias).
Ser reconhecido com duas séries premiadas entre tantas inscrições reforça meu compromisso com a fotografia como instrumento de afeto, memória e identidade.
A seguir, compartilho as duas histórias completas que receberam esse reconhecimento:
🏆Coleções premiadas:
1) Nesta coleção, acompanhei um dia histórico na vida da Anninha e de sua família. Depois de uma longa batalha judicial, muita luta e "nãos", ela teve acesso gratuito, pelo SUS, ao Zolgensma, conhecido como o remédio mais caro do mundo. Uma dose única que custa milhões de reais, e que representa um mix de sentimentos: esperança, amor incondicional, felicidade pelo avanço da medicina poder proporcionar uma melhora na qualidade de vida de crianças que sofrem com essa doença rara chamada AME (Atrofia Muscular Espinhal), e decepção pela ganância da industria farmaceutica e pouco caso do governo em custear esses valores desumanos para famílias que lutam pela vida dos seus filhos, sem a menor condição financeira de vencerem essa luta sozinhos.
Como fotógrafo documental de famílias, minha missão foi narrar esse dia com verdade, captando os gestos, as expressões e o ambiente em que tudo aconteceu. Essa história é sobre vitória, emoção e o direito à vida.
🏆O remédio mais caro do mundo
Fotografia documental de família premiada pela FineArt Association
⬇️ Veja a galeria completa abaixo:
2) Esta coleção é um mergulho nas raízes da minha própria família. Fotografei meu filho, Levi, colhendo milho com seu avô, meu sogro Luiz, no sítio onde tantas memórias foram construídas. É uma narrativa afetuosa sobre a infância no campo, os vínculos entre avô e neto, e o valor simbólico das pequenas tradições.
Foi uma alegria ver essa história reconhecida pela curadoria da FineArt Association como exemplo de storytelling visual na fotografia documental de famílias. Porque são nesses momentos simples e cheios de significado que a memória se firma.
🏆Colhendo milho, plantando memórias
Fotografia documental de família premiada pela FineArt Association
⬇️ Veja a galeria completa abaixo:
Fotografia documental premiada: arte, memória e verdade
Este reconhecimento reafirma minha crença de que a fotografia de família vai muito além do retrato. Ela é documento vivo, é tempo guardado em imagem, é narrativa afetiva.
→ Você pode acompanhar outros trabalhos no meu Instagram, onde sigo contando histórias assim, com presença, respeito e escuta, como essa, feitas com verdade e respeito à intimidade das famílias que confiam no meu olhar.

Sobre o autor:
Zé Américo é fotógrafo documental de famílias em Curitiba, palestrante, escritor, jurado em diversos concursos fotográficos e multipremiado nacional e internacionalmente. Foi eleito Fotógrafo de Família do Ano no Brasil pela Inspiration Photographers, venceu prêmios como o Fineart Awards, Prime Photo Awards, Brasília Photo Show, Doc F, Family Awards da Inspiration, Amarelos, 35 Awards, Golden Lens, e teve trabalhos reconhecidos pela PhotoVogue e na Copa do Mundo de Fotografia. Graduado em Marketing, com pós-graduação em Criação Publicitária e MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento, une formação estratégica com sensibilidade artística para contar histórias reais por meio da fotografia. Seu trabalho valoriza o cotidiano, os vínculos afetivos e a memória como território visual.

















































































Comentários